Quem tem um animal de estimação sempre está em busca do que é melhor para ele. Sendo assim, é natural que você procure os melhores produtos para os cuidados do seu pet, e nesse sentido muitos tutores se questionam sobre qual alimento é o mais adequado: oferecer a ração úmida ou ração seca ao seu bichinho?
Esse tipo de questionamento também se deve ao crescimento desse mercado no Brasil. Atualmente o país está entre os que mais produzem e consomem produtos para animais domésticos, o que prova que somos mais do que apaixonados pelos nossos pets e fazemos de tudo para cuidá-los e agradá-los!
Fica então a pergunta: é melhor dar ração seca ou ração úmida para o seu animalzinho? A seguir, vamos destacar quais as vantagens e as desvantagens de cada uma, para que você possa tomar a sua decisão com mais propriedade e tranquilidade. Confira!
Ração seca ou ração úmida: qual a melhor?
A ração é feita especialmente para suprir todas as necessidades nutricionais do animal. E ainda, proporciona uma digestão fácil e rápida, favorecendo a flora intestinal.
É importante dizer que tanto a ração seca quanto a úmida apresentam uma qualidade parelha, de certo modo, e o que as diferencia são as vantagens e desvantagens no seu consumo, que se aplicam a casos particulares.
Quais as vantagens e desvantagens da ração seca?
Você não terá dificuldades em encontrar ração seca para o seu bichinho, porque ela é a mais disponível no mercado atualmente. De modo geral, elas são mais baratas que as rações úmidas e também duram mais, o que faz com que acabem sendo as mais procuradas na hora das compras.
A praticidade da ração seca é mais um ponto a seu favor. O tutor não precisa retirá-la do pote e pode deixá-la disponível por horas e dias seguidos, sem que o produto estrague. Além disso, elas ajudam a limpar os dentes graças a sua dureza e resistência, combatendo problemas como o tártaro.
A maior desvantagem das rações secas é que elas podem ser “pesadas” demais para o sistema digestivo de animaizinhos mais frágeis. É o caso dos cães idosos, por exemplo, que com o avançar da idade já perderam alguns dentes e acabam sofrendo mais na hora de consumir esse tipo de alimento. Essa ração também possui elevado teor de glúten e pouca proteína.
Quais as vantagens e desvantagens da ração úmida?
Como explicamos anteriormente a facilidade para encontrar, o preço e a praticidade no uso são motivos que levam muitos tutores a comprarem a ração seca para os seus pets.
A questão é que a ração úmida normalmente é muito mais saborosa de se comer, o que faz com que os seus bichinhos a prefiram. Vale dizer também que elas possuem uma quantidade de líquido considerável, o que ajuda na hidratação do animal, ajudando a prevenir problemas renais.
Além disso, esse tipo de ração é ideal para a alimentação dos animais mais velhos ou doentes que estão com o olfato comprometido. O aroma forte da ração úmida estimula o apetite. Também é boa para cães que sofrem com a falta de dentes, mandíbulas mal alinhadas, ou bocas menores.
Agora, sobre desvantagens, temos algumas também: por exemplo, obviamente essa ração não pode ficar muito tempo no pote, porque vai estragar. Além disso, ela não ajuda no combate ao tártaro.
Qual escolher?
É importante entender que cada caso é um caso e, os seus bichinhos também são muito diferentes uns dos outros. Cada um deles têm as suas próprias necessidades e peculiaridades, que precisam ser compreendidas e respeitadas.
Você, como tutor, deve buscar o que é melhor para o seu companheiro de estimação, porque a saúde e o bem-estar dele deve vir em primeiríssimo lugar e quando isso não é priorizado as consequências costumam ser muito graves.
O melhor que você pode fazer é consultar o seu médico veterinário de confiança para questionar qual a ração ideal para seu animalzinho, se é a seca ou a ração úmida. Ele saberá apontar a melhor opção de acordo com o que entende e conhece do seu pet, e consultá-lo com certeza tornará muito mais fácil a sua decisão!
Para descontos em itens e acessórios para os seus bichinhos: Descontos na loja Petz!
TAGS