Um cachorro é capaz de fazer a alegria de todos a sua volta, com um jeitinho meigo e único que amolece o coração dos tutores. Quem nunca se sentiu feliz ao chegar em casa, após um dia cansativo de trabalho, e ver o animalzinho de estimação vir ao seu encontro bem alegrinho e feliz?
Os pets também podem ajudar durante alguns momentos difíceis da vida, cuja solidão e problemas emocionais e de saúde vierem a tona para te deixar desanimado e com baixo astral.
Motivos não faltam para você adotar um animalzinho e inseri-lo como membro da família, de forma com que ele se sinta muito querido por todos.
Cães contribuem para uma melhor saúde
Cansaço, desânimo, tudo isso faz parte da rotina da maioria dos brasileiros, cada dia mais atarefados e cheios de compromissos a serem resolvidos para ontem.
Entretanto, sabia que os homens com animal de estimação em casa são menos propensos a ficarem estressados e contraírem algumas doenças comuns, como o resfriado? Isso mesmo! Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP, a relação entre homem e cachorro fortalece o sistema imunológico das crianças e adultos e ainda combate alguns problemas decorrentes do cotidiano.
Pessoas com cachorro tendem a deixar o sedentarismo de lado para se tornarem mais ativas e dispostas para realizar caminhadas e exercícios físicos ao lado daquele que tanto ama. Como se sabe, um animal saudável é aquele que brinca com seu tutor diariamente, aproveitando o melhor da natureza.
Redução de doenças emocionais
Ansiedade e depressão são considerados os maus do século, pois cada vez mais as pessoas se encontram próximas e, ao mesmo tempo, isoladas umas das outras. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de pessoas depressivas no Brasil chega a 5,8% da população; enquanto as ansiosas representam 9,3%, ou seja, quase 19 milhões de pessoas.
Mas pera! Como os pets conseguem ajudar as pessoas a reduzirem esses problemas? A explicação é bem simples: os cachorros liberam endorfina e serotonina (hormônios de prazer) capazes de elevar a autoestima de todos que convivem com eles diariamente.
Além disso, nossos amiguinhos sabem quando estamos tristes e precisamos de algum amparo, companhia e consolo em momentos delicados da vida e, você pode ter certeza, eles estarão sempre dispostos a ajudar.
Ensinam a respeitarmos o próximo desde cedo
Educação e respeito vem de casa! Quem nunca ouviu falar nessa frase, pronunciada toda vez que nos comportamentos de maneira indevida? Pois bem, os pets ensinam as crianças, desde cedo, a se comportarem diante de algumas circunstâncias, a respeitarem as pessoas e animais, além de mostrá-las alguns limites.
Todo cão adora conviver com criança, pois um faz companhia para a outra, de forma com que haja uma grande interação entre ambas nos momentos de diversão e brincadeiras a vontade.
Transmitem tranquilidade e paz
A inocência pura de um pet, leva todos nós a ficarmos manhosos a ponto de, na maioria das vezes, cedermos aos seus pedidos e desejos, principalmente quando o assunto é alimentação e passeio.
Diante disso, os animais possuem uma fórmula mágica que leva todos nós a esquecermos os problemas e tarefas do cotidiano, e passamos a admirar as coisas boas da vida, muitas vezes imperceptíveis aos olhos, com um toque de tranquilidade e serenidade.
Aumenta sua responsabilidade
Se você é aquela pessoa que só está preocupada com o trabalho e acaba deixando de lado a organização da casa, está na hora de procurar ajuda para reverter esse quadro! A melhor forma de dar a volta por cima sem ficar estressado, é adquirir um cachorro.
Ao saber da existência de um animalzinho em casa, as pessoas se tornam mais responsáveis e passam a controlar melhor sua rotina. Por exemplo: caso você vá dormir fora de casa, é sempre bom lembrar que há alguém esperando seu retorno para se alimentar, passear e realizar a higiene adequada.
TAGS