Ter um cachorrinho é sempre uma delícia, mas não podemos esquecer de adestrá-los para que o sonho não se torne um pesadelo (vulgo destruição de móveis, sapatos e etc).
1) Desenvolva uma rotina para o cão
Uma rotina consistente ajudará os filhotes a saberem quando e onde devem fazer as necessidades. Crie uma rotina de passeios diários desde o primeiro dia, de acordo com seus horários disponíveis. Além disso, assim que chegar com o filhote em casa, ensine-o a pedir para sair para a rua quando sentir vontade de se aliviar.
2) Chame a atenção caso faça as necessidades em lugares errados
Não exagere na reação gritando ou assustando o animal. Bater as palmas e interrompê-lo será o suficiente. Em seguida, pegue o filhote e o leve até o local onde ele pode fazer as necessidades.
3) Elogie e recompense quando fizerem algo certo
Lembre-se de recompensá-lo quando ele se aliviar no lugar correto, com carinhos, elogios e, claro, os famosos petiscos. Porém, faça isso apenas quando ele terminar suas necessidades para não confundi-lo.
4) Desencoraje as mordidas
É comum que filhotes gostem de brincar mordendo, mas é importante mostrarmos que isso não pode acontecer. Quando ele morder, choramingue alto, solte a mão e cesse a brincadeira. Dessa forma, o cão irá perceber que parará de receber atenção sempre que mordê-lo.
5) Defina comandos e utilize sempre as mesmas palavras
Quem não gosta quando um cachorro obedece e senta, deita e rola, não é mesmo? No entanto, é importante lembrar que todas as pessoas da casa devem utilizar as mesmas palavras ao emitir os comandos, pois o uso de palavras diferentes pode confundir o animal e aumentar o tempo necessário para o aprendizado.
Gostaram das dicas? Quem aqui tem um cãozinho em casa?
Aproveite para conferir nossos descontos e cupons da categoria Animais e Pet. Lá, você vai encontrar tudo o que seu cachorro precisa, desde ração até brinquedos e medicamentos.
TAGS