Sabemos que a sensação de inchaço é uma das piores, e que mesmo assim não estamos livres desse inchaço quando o organismo retém líquido em excesso. Sensação muito comum, principalmente entre as mulheres.
Menos sódio, menos inchaço
Alimentos muito salgados, ricos em sódio, fazem com que o seu corpo retenha mais água. Isso porque essa é a forma que ele encontra de tentar manter o equilíbrio em sua corrente sanguínea.A quantidade ideal é abaixo de 2.400 miligramas de sódio por dia. Atenção com o exagero!
Muita água pra dentro!
Há quem ache que não, mas beber muita água não vai te fazer inchar ainda mais. Ela auxilia na hidratação e retenção de líquidos. O consumo de água é muito importante e ela é uma grande aliada nessa causa. Se possível, troque todas as bebidas por água! Não é à toa que especialistas recomendam o a ingestão de no mínimo 2 litros por dia.
Atenção com os carboidratos!
Produtos com carboidrato refinado requerem atenção! Estão presentes na farinha branca, em produtos como pães, bolos e massas que fazem com que o organismo elimine muita insulina, gerando acúmulo de gordura e desencadeando o inchaço corporal. Procure optar por carboidratos integrais.
Evite álcoois de açúcar
Álcoois de açúcar são um tipo de adoçante de baixa caloria que no entanto, resultam em inchaço corporal. Eles tornam-se de difícil digestão e são capazes de alterar seu trato gastrointestinal podendo gerar inchaço e até gases e cólicas. Fique ligado!
Mais fibras...
O inchaço muitas vezes pode ser causado pelo mau funcionamento do intestino, ocasionando prisão de ventre e aquela sensação de barriga inchada. Uma boa alternativa nesse caso é aumentar a sua ingestão de fibras, para que assim as toxinas sejam mais facilmente eliminadas. Para uma alimentação rica em fibras, invista em frutas, verduras, legumes e grãos. Não se esqueça de conciliar com o consumo de água, para o funcionamento dessas fibras no organismo.
Mas cuidado com elas (fibras)
Por outro lado, como nada em excesso é ideal, cuidado com o consumo exagerado das fibras. Se você não for acostumado com a ingestão delas, e repentinamente passa a consumir altas quantidades de fibras em um curto período de tempo, isso pode ter efeito contrário e gerar inchaço. O consumo indicado é entre 20 e 25 gramas por dia.
Mastigue de novo, e de novo, e de novo
A solução pode não estar em o que você come, mas como você come. Mastigar bem o alimento antes de engolir é muito importante. Caso você tenha o hábito de falar muito durante as refeições ou comer muito rápido, pode estar ingerindo junto a comida uma grande quantidade de ar, o que resulta em inchaço e dificuldades na digestão. Além do mais, o ato de mastigar corretamente o alimento está diretamente relacionado à sensação de saciedade e diminuição da gula.
Diminua a quantidade de leite
Na maioria dos organismos adultos a lactase, enzima responsável pela quebra da proteína do leite, não é mais produzida. Sendo assim, essa enzima fermenta no intestino gerando o inchaço corporal e gases. Fica a dica: para auxilir a desinchar, diminua o consumo de leite e derivados, sem deixar de substituir por outras fontes de cálcio.
Movimente-se
Por último, mas não menos importante: Movimente-se! A prática de ginástica e exercícios físicos são grandes aliados nessa batalha, auxiliando na circulação e evitando o inchaço ;)
TAGS