Imagina acordar, ver vultos e figuras estranhas e não conseguir se mover ou falar? Parece assustador, não? Mas isso é mais comum do que parece.
A paralisia do sono pode afetar metade da população pelo menos uma vez ao longo da vida. É um transtorno que normalmente ocorre logo após acordar ou, então, no momento em que se está adormecendo, impedindo o corpo de se movimentar apesar da mente estar acordada e consciente. Além disso, muitas pessoas ainda têm alucinações nesse momento, causando ainda mais angústia e nervosismo.
Por conta dessas alucinações, antigamente acreditava-se que a paralisia do sono estava ligada à alguma bruxaria ou abdução. Por isso entende-la e desmitificá-la é importante, pois assim, é possível manter a calma.
Por que a paralisia do sono ocorre?
Basicamente, o cérebro reage como se ainda estivesse dormindo, misturando a realidade com sonhos. Isso acontece porque, durante o sono, o cérebro relaxa os músculos do corpo e os mantém imóveis para que se possa conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos. Porém, quando acontece uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, gerando um episódio de paralisia do sono.
Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade e independente do sexo, é mais frequente em jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, frequentemente estando relacionada a hábitos de sono ruins e excesso de estresse.
Como parar e evitar a paralisia do sono?
Felizmente, ela dura pouco tempo, cerca de 2 minutos. E é possível sair dela mais rapidamente ainda, caso alguém toque na pessoa que esteja nesse estado ou se a pessoa conseguir pensar de forma lógica no momento e, então, focar suas energias para sair desse estado.
Por ser relatada mais frequentemente em pessoas com maus hábitos de sono, a dica para evitar a paralisia do sono é melhorar a qualidade do sono, dormindo entre 6 a 8 horas por noite, ter horários regulares e evitar bebidas estimulantes como café e refrigerantes à noite.
Como tratar a paralisia do sono?
Na maior parte dos casos, a paralisia do sono ocorre apenas uma ou duas vezes durante a vida e não é motivo para se preocupar em procurar um tratamento. Contudo, caso ela ocorra com uma frequência muito maior, como mais de 1 vez por mês, é aconselhável procurar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono, pois essa frequência pode estar relacionada a outros problemas, como narcolepsia.
E você, já passou por algum distúrbio de sono?
TAGS