O verão é considerado a época em que os brasileiros mais viajam, normalmente o destino escolhido são as praias. Mas, apesar de toda a diversão que esse período proporciona, é importante sempre lembrar de cuidar da saúde, prevenindo as doenças de verão.
Pensando nisso, separamos algumas das doenças mais comuns durante essa estação, alertando sobre os principais sintomas e dicas de como preveni-las.
Principais doenças
Dengue: Causada pela picada de mosquitos,podendo ser comum ou hemorragia. Os principais sintomas são:
Febre alta;
Dores musculares;
Erupções cutâneas;
Dor de cabeça.
O tratamento para ela é feito através de fluidos e medicamentos para dor. É importante deixar o paciente hidratado e procurar o diagnóstico de um especialista. Para se prevenir da dengue você deve tomar a vacina para prevenção, evitar deixar água parada, colocar areia no vasos de planta e deixar pneus e garrafas viradas.
Micoses: com mais de 150 mil casos no Brasil, as micoses podem afetar qualquer pessoa. É causa por fungos que ultrapassam a camada da pele e acabam causando uma infecção. os sintomas irão depender de qual área foi afetada, mas no geral são:
Irritação na pele;
Pele descascando;
Erupções na área afetada.
O principal tratamento é feito a partir de medicamento antifúngicos. Pode demorar de semanas a meses para sanar essas irritações. O acompanhamento médico é muito importante durante todo o processo.
Insolação: quando estamos na praia é normal que fiquemos muito expostos ao sol, a falta de protetor solar para ocasionar em uma insolação. Os sintomas são fáceis de ser identificados, sendo eles:
Tonturas;
Náuseas;
Dor de cabeça;
Temperatura corporal alta;
Pele quente e seca, na maioria dos casos vermelha.
É importante sempre usar o protetor solar adequado para a sua pele e reaplica-lo sempre que tiver contato com água. Casos de insolação são emergências médicas, assim ela será hidratada e mantida em temperatura ideal para se recuperar.
Intoxicação alimentar: muitas vezes deixamos o cuidado com alimentação de lado durante as férias, com isso ficamos suscetíveis a contrair uma intoxicação. os principais sintomas são:
Náuseas;
Cólica;
Diarreia;
Vômito.
Em caso de estar contaminado é importante recorrer ao médico, o tratamento é fieto por medicamentos e soro, na maioria dos casos o problema não dura mais de uma semana. Evitar essa doença na verdade é bem fácil, basta você prestar atenção se o lugar que irá comer atende aos princípios de higienes básicos, com isso você terá 90% de chances de não contraí-la.
Bicho Geográfico: é uma larva Migrans que quando entra em contato com a pele causa uma doença cutânea. Ela consegue adentrar a parte interna da pele e assim começa a se locomover dentro da mesma. O sintomas são muito característicos, os principais são:
Coceira na pele, costuma piorar durante a noite;
Inchaço na região;
Vermelhidão, semelhante a um caminho;
Sensação de algo se mexendo por baixo da pele.
Caso você perceba que está com essa larva, procure imediatamente um dermatologista. O tratamento normalmente é feito com pomadas, quando está no ínicio. Se o seu caso for mais avançado serão utilizados remédios em comprimido.
Existem outras doenças que podem ser contraídas durante essa época, são elas: Leptospirose, Conjuntivite bacteriana, Hepatite A, Brotoeja e Fitofotodermatose.Tomar cuidado com a sua saúde pode evitar que você acabe perdendo todo o planejamento para as viagens de verão.
Caso viaje para algum lugar distante, pesquise onde ficam os hospitais e quais os mais próximos de onde você estará hospedado. É importante saber quais doenças estão acometendo a população local e se é necessário tomar algum tipo de vacina antes.
TAGS