Há alguns anos, venho me interessando muito por comédia. Na escola, eu era a divertida da turma, contava piadas e, assim, conseguia fazer rir todos a minha volta. Em 2011, decidi começar pelo que eu mais gostava no momento: Stand-up Comedy. Fiz um curso com o – atual estrela – Fábio Porchat.
O curso em si não me ajudou a ser uma comediante – ainda me falta ser mais cara-de-pau! - Mas conheci pessoas diferentes e atores, que poderiam fazer com muito mais facilidade o que era muito difícil para mim.
Só esse ano peguei para ler um livro que comprei na época do curso. Ele se chama Nascido para matar... De rir, e o autor é ninguém mais, ninguém menos do que Steve Martin (O Panaca, O Pai da Noiva, Doze é Demais). Apesar de ser uma autobiografia – que Steve identifica como “biografia”, já que ele se sente uma outra pessoa desde que começou a lembrar memórias antigas e escrever – e ter momentos de glória, ele fala sobre a vida sofrida da infância, os problemas com o pais e a irmã, a época de adolescente, quando a moda era pregar o “amor” por todas as pessoas, a primeira transa e a relação com as mulheres.
No livro, Steve conta como começou de baixo, quando era apenas uma criança e ganhava 2 centavos para trabalhar distribuindo guias na Disneylândia, em Anaheim (CA), seus primeiros contatos com mágica e como começou a fazer teatro. Nunca se estabeleceu em algum lugar, sempre morou com amigos, morou em garagem e transitou por todos os estados americanos.
Com o livro, aprendi técnicas de fala, da estrutura de uma piada e de como se portar em cima de um palco. Me reviveu muito o que o curso ensinou, mas agora de uma forma real. É claro ver o sucesso de Steve Martin, um cara comum que se tornou um sucesso. Steve também errou, também fez piadas que ninguém riu, fez shows para casas vazias só para quem estivesse do lado de fora ver que tinha um homem falando em um palco, ficar curiosa e entrar. Às vezes é preciso desistir de algo fixo porque o que se realmente quer é outra coisa, e é preciso batalhar para conseguir. E se um dia te falarem para não desistir de algo, você pode dizer “Steve Martin desistiu para buscar algo muito maior e conseguiu chegar onde queria! Por que eu não posso?!”.
Nascido para matar...De rir é um ótimo livro para os amantes da boa comédia e para impulsionar pessoas a buscarem um objetivo na vida. Afinal, nada vem fácil. Se quer rir... Tem que saber fazer rir!
E o Stand-up comedy... Bom, um dia eu te chamo!
Compre aqui o livro Nascido para matar...De rir do Steve Martin na Saraiva.
Outras sugestões:
Compre aqui o livro Pura Bobagem do Steve Martin na Saraiva.
Compre aqui o livro E Se o Stand-up Virasse Livro? de Maurício Meirelles na Saraiva.
Compre aqui o livro A Vida e Outros Detalhes Insignificantes de Danilo Gentili na Saraiva.
*Os preços na matéria foram vistos para o dia 26/06/2015 e podem mudar sem aviso prévio.
TAGS