Foi em 1937 que os irmãos Dick e Mac McDonald decidiram abrir uma carrocinha de cachorro-quente despretensiosa em Arcadia, Califórnia. Três anos depois surgiu o primeiro restaurante, que contava com um menu limitado de 25 itens, entre eles o hambúrguer.
Ao perceberem a necessidade de um sistema de serviço rápido, os irmãos McDonald reestruturaram seu restaurante para vender somente hambúrguer, batata frita e milk shake. Nem preciso falar o sucesso que os chamados fast-foods fizeram na época, não é?
E como tudo que é bom precisa de um concorrente, James McLamore e David Edgerton compraram a briga ao inaugurarem o primeiro Burger King em Miami, na Flórida, no ano de 1954.
Na minha opinião, o mundo é suficientemente grande para o Big Mac e o Whopper, mas como publicitária não posso negar o amor pelas alfinetadas entre marcas.
Essa batalha entre McDonalds e Burger King existe desde os primórdios dos tempos, sempre com muita ironia e repercussão. Quem aqui não se lembra da famosa pergunta do Burger King “Por que comer com um palhaço quando se pode jantar com o rei?”
Foi então que o McDonalds deu sua resposta ao Burger King com o comercial abaixo:
Em agosto de 2015 o mundo inteiro se comoveu com a proposta do Burger King ao McDonalds chamada McWhopper Proposal, a fim de celebrar a paz e juntar as duas marcas em prol de algo maior.
A ideia era que as rivais se juntassem para abrir um quiosque em Atlanta e vender um delicioso hambúrguer misto de Big Mac e Whopper. Isso parece delicioso só de pensar! E para melhorar ainda mais, o valor arrecadado com as vendas seria destinado à Peace One Day, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo institucionalizar o Dia da Paz e executar ações para salvar vidas em zonas de conflito pelo mundo.
Infelizmente, o McDonalds não parece ter se interessado muito pela ideia. Com uma resposta fria e irônica, o fast-food mais famoso do mundo decepcionou até os marcianos.
Depois desse triste episódio, o McDonalds ainda começou 2016 com uma ação especialmente para cutucar o Burger King.
Foi em uma estrada na França que o McDonalds instalou uma placa gigante com as distâncias dos restaurantes do concorrente, chegando a 258 quilômetros, enquanto que havia uma sede do McDonalds há apenas 5 quilômetros do local da ação.
Para quem não sabe, o Buger King tem apenas 10 filiais no país, ao contrário do McDonalds que tem mais de mil.
Mas a piada não ficou no ar! O Burger King revidou a brincadeira com toda a glória de um verdadeiro rei. E o resultado? Você vê aqui:
Não há dúvidas que essa guerra está bem longe do fim. Mas a batalha da vez fica nas mãos do Whopper, enquanto que o Big Mac continua pensando em novas maneiras de contra-atacar.
TAGS