Para quem não sabe, existem diversas outras maneiras de dar à luz além do parto normal e da cesárea. Até porque, esse é um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher, e todas deveriam saber suas opções, não é? Pensando nisso, decidimos contar um pouquinho sobre as variedades de parto como funcionam. Confira:
Parto Normal
Esse é o parto convencional, com direito a anestesias modernas como a peridural e a raque, que aliviam as dores da mulher e não impedem que ela participe do nascimento do filho. É comum que se faça uma episiotonomia, um corte cirúrgico feito no períneo para facilitar a saída da criança.
Parto Natural
O parto natural é o mais antigo de todos. Em sua essência é igual ao parto normal, porém, neste caso, não se usa nenhum tipo de anestesia e o médico só intervém se for realmente necessário. É considerado o parto menos invasivo, onde a mulher tem uma privacidade maior durante o nascimento do filho.
Parto Cesárea
A cesariana é feita através de um processo cirúrgico chamado transabdominal, em que é feita uma abertura no abdômen da mulher para que os médicos possam tirar o bebê do útero. Neste caso, é comum o uso da anestesia raque. Após o feto ser retirado, tira-se também a placenta e a abertura cirúrgica é suturada.
A cesárea é a cirurgia mais indica para quando existe algum risco para a mãe ou o bebê, pois muitas vezes a criança não se encontra na posição correta, podendo correr risco de vida.
Parto na Água
Neste caso, o parto acontece quando a mãe está imersa em água, podendo ser em uma banheira ou piscina de água morna por exemplo. O mais importante é que a barriga esteja completamente dentro d’água. Antes que a gestante entre na água, o ideal é que sua dilatação esteja maior que 5cm e com contrações frequentes e intensas, normalmente mais de 2 a cada 10 minutos.
O parto na água é o menos traumático para o bebê, que sai de um líquido quente para outro. A água também é responsável pelo relaxamento muscular e diminuição das dores do parto, além de aumentar a dilatação e a flexibilidade no períneo.
Parto de Cócoras
O parto de cócoras é realizado da mesma forma que o parto natural, porém, a posição da gestante deve ser de cócoras, ou seja, agachada. Costuma ser um parto mais rápido e cômodo para a mulher por causa da força da gravidade que ajuda na saída do bebê.
Parto a Fórceps
O fórceps é um instrumento formado por duas partes alongadas com curvas nas pontas para abrigar a cabeça da criança e ajudá-la a sair. Esse parto costuma acontecer quando existem dificuldades na saída do bebê durante o parto normal.
Parto Leboyer
Este parto tem como objetivo evitar qualquer estresse para o bebê a fim de que sua saída seja o menos traumático possível. A ideia é que o ambiente onde será realizado o parto seja tranquilo e parecido com o útero da mãe. Por exemplo, usa-se uma iluminação mais fraca, cria-se um ambiente quentinho e silencioso para que o impacto entre os “mundos” seja amenizado.
Parto Humanizado
No parto humanizado o objetivo é que as vontades da mulher sejam completamente respeitadas. Neste caso, o parto se torna individualizado, da forma que a gestante quiser, com intervenções somente se for necessário.
Dicas:
Compre aqui Produtos com até 80% OFF no Baby.com.br
Clique aqui para ganhar cupom de 10% OFF em todo o site da Baby Holder
Clique aqui para mais descontos em Bebês e Crianças no MeuCupom.com
Confira aqui nossa Categoria Black Friday e fique de olho para não perder os melhores descontos do ano!
*Os descontos acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio.
TAGS