É de extrema importância para a mãe e para o bebê manter atividades físicas durante a gestação. Também é importante saber que nem todo exercício é aconselhável. Por isso, o mais importante é sempre ter um profissional acompanhando a nova mamãe.
Confira os melhores exercícios para grávidas:
Caminhada
Dar uma caminhada de 20 minutos por dia é o suficiente para manter a energia do corpo e aumentar a disposição da gestante. Isso acontece porque a prática ativa a circulação sanguínea e faz bem para o coração. E o mais importante: sem sobrecarregar os joelhos ou tornozelos.
Yoga
A Yoga é aconselhada principalmente por conta do trabalho com respiração e alongamento do corpo. Além disso, a atividade melhora o equilíbrio mental e físico, reduz a ansiedade e auxilia na conexão entre a mãe e o bebê. A yoga também é responsável por reduz inchaços, fortalecer o assoalho pélvico e melhorar a circulação sanguínea.
Pilates
Além de melhorar a postura e fortalecer os músculos, o pilates ajuda diretamente nas dores da coluna, que muitas grávidas se queixam. O pilates também auxilia na flexibilidade e no fortalecimento do assoalho pélvico. É uma prática relaxante e ótima para trabalhar a respiração.
Hidroginástica
Atividades dentro d’água são ótimas para as gestantes. Afinal, além de reduzirem o estresse e inchaço, a hidroginástica também diminui o impacto nas articulações. Dessa maneira, a gestante consegue realizar as atividades sem se sentir desconfortável.
Musculação
Muitas mulheres acabam parando a musculação quando engravidam, mas é importante saber que essa atividade não precisa ser evitada. O mais importante é que a musculação seja feita de forma moderada e adequada à condição física da gestante. Lembre-se sempre também de que a liberação médica é indispensável, assim como um acompanhamento de um profissional.
Se você está grávida e pensa em fazer algum desses exercícios, não se esqueça de beber bastante água para se manter sempre hidratada e não forçar muito. Afinal, a atividade física é exatamente para garantir mais saúde e bem-estar à você e seu filho. Não se esqueça também de consultar seu médico antes de qualquer coisa!
TAGS