Confira todas as suas possibilidades!
Muitas vezes, vender um veículo pode ser uma longa jornada de aventura sem dia nem hora para acabar. Nela, sua primeira tarefa será escolher a maneira de como vender seu veículo e você encontrará várias opções, cada uma delas com vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso analisar com cuidado cada opção para fazer a escolha certa.
As alternativas mais comuns são: concessionárias, feirões, classificados eletrônicos e eleger conhecidos ou amigos para comprar seu carro. Vamos conhecer um pouco sobre essas opções?
Venda para concessionárias
Essa é uma das opções mais cômodas e seguras para você. É só procurar por uma concessionária, oferecer seu veículo e receber o dinheiro pela venda. Dificilmente terá dor de cabeça.
A concessionária venderá seu carro para terceiros. Se você não tem o dom de vender, essa alternativa é uma mão na roda. Mas prepare-se para pagar o preço por essa comodidade, pois a maioria das concessionárias pagam mais ou menos 40% menos pelo seu veículo.
A regra é essa: a concessionária compra seu carro a um valor menor para ter uma margem confortável para negociar seu veículo para os clientes dela.
Venda em feirões
Se você quer um valor justo pelo seu carro, uma boa opção é o feirão. Você terá a oportunidade de conversar com o futuro dono do seu veículo e fazer a negociação, usando os argumentos certos para fechar a venda com o valor que você quer.
Essa alternativa tem três inconvenientes básicos. O primeiro deles é ter que passar o final de semana no feirão, mesmo depois de uma semana exaustiva de trabalho. O segundo ponto é reunir qualidades de um bom vendedor. Saber argumentar é fundamental.
E o terceiro inconveniente é ter que gastar um bom tempo para arrumar seu carro antes do feirão. Você precisa deixá-lo em perfeito estado e, além disso, precisa comprovar que seu veículo não tem multas nem dívidas. Para isso, é preciso ir até o Detran e pedir esse documento.
Enfim, haja tempo e disposição! Sem contar que você pode não vender seu veículo de cara. E vai precisar passar vários finais de semana em feirões.
Vender em classificados eletrônicos
A internet pode ser sua aliada na venda do seu carro, pois existem vários sites de classificados eletrônicos feitos só para vender veículos. É só escolher um deles e fazer o anúncio.
Você tem chances de vender seu carro rápido, mas nem sempre isso acontece. Está nas suas mãos aceitar ou não a melhor proposta. Além disso, você precisa lidar com questões de segurança.
Você está vendendo seu veículo para uma pessoa que você não conhece. E se ele pedir para fazer um test drive, você não vai falar não para ele. Afinal, isso é básico em venda de carros. Além disso, se acontecer algum imprevisto, você precisa resolvê-lo sozinho.
Venda para conhecidos
Essa pode ser uma das melhores opções para vender seu carro. Você conhece a pessoa; ela está disposta a pagar o preço que você pediu; e não tem nenhum perigo na negociação.
Embora à primeira vista essa opção seja fácil, nem sempre você terá essa sorte. Nesses casos, a solução é espalhar cartazes pela vizinhança, prédio ou condomínio onde você mora sobre a venda do seu carro.
Outra opção é postar a venda do seu veículo nas redes sociais e, a partir disso, pode aparecer uma pessoa interessada. Você também pode afixar um cartaz no quadro de avisos da empresa onde trabalha e alguém pode lhe procurar, hoje ou daqui a 5 meses.
Venda pela internet
A internet é um campo onde tudo acontece atualmente e não seria diferente na venda de carros. Existem hoje alguns serviços, tanto mobile quanto pelo computador, que agilizam o processo de revenda de veículos usados, como o da InstaCarro, por exemplo, que avalia as condições do automóvel e o anuncia em um leilão virtual com 1,5 mil concessionárias.
Uma grande vantagem dessa opção é que geralmente o processo é bastante rápido e pouco burocrático, além da confiança, já que na maioria dos casos esses serviços vêm de empresas privadas.
confira os descontos da categoria de automotivos e boa sorte na melhor escolha da venda do seu veículo! :)
TAGS