Hoje é dia de festa!! É o dia em que 2015 cede seu lugar para 2016 e nós celebramos por mais um ano de conquistas, amizades e amores. Como uma homenagem ao Ano Novo que virá, decidimos contar algumas curiosidades sobre essa data tão esperada a cada ano. Confira:
1 – O Ano Novo é o feriado mais antigo do mundo. De acordo com pesquisas, o Ano Novo já era comemorado na Babilônia há 4 mil atrás.
2 - Até 153 a.C., o Ano Novo era comemorado em 15 de março. A partir desse ano, os romanos declararam o dia 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo. O imperador Julio César, quando adotou o calendário juliano em 46 a.C., manteve a data, da mesma forma quando o calendário gregoriano foi implantado na França, Itália, Portugal e Espanha em 1582. Vale dizer que a escolha foi totalmente aleatória, pois não há nenhum motivo agrícola ou astronômico.
3 – As promessas feitas na virada do ano são um costume bastante antigo. Há indícios que os babilônios já as faziam há 4 mil anos atrás.
4 - A música mais famosa do Réveillon brasileiro é “Adeus, Ano Velho!”. A canção foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.
5 - O último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, localizada no Pacífico.
6 - A palavra Réveillon é de origem francesa e deriva do verbo "réveiller", que significa acordar. Com o tempo, a palavra se popularizou como sinônimo de passagem de ano.
7 - Na China, a passagem do ano acontece no fim de janeiro ou início de fevereiro, porque segue-se o calendário lunar.
8 - Os judeus celebram o Ano Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico. A data é chamada de Rosh Hashaná e acontece em meados de setembro e outubro.
9 - Em algumas culturas, o Ano Novo também é comemorado como a Festa da Circuncisão de Cristo.
10 – Entre as tradições brasileiras presentes no Ano Novo, a mais conhecida é pular as sete ondinhas. O ritual nada mais é do que uma homenagem à Iemanjá, a divindade (orisha) que protege os mares e as crianças. O número sete é representando de Exu, filho de Iemanjá, e os sete pulos sobre as ondas são usados para abrir os caminhos. Ainda de acordo com a tradição, para ganhar uma fortuna no novo ano, não se deve virar as costas depois de uma homenagem à deusa do mar. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos há séculos atrás.
Aos nossos clientes, amigos e familiares, desejamos um Ano Novo com muitas alegrias e conquistas!
TAGS