Minha mãe me disse que quando eu era pequena, sempre assistia os filmes da Disney duas vezes seguidas de tanto que eu gostava e queria prestar ainda mais atenção nos detalhes.
Há uns dois anos, vi um filme no cinema e me senti exatamente assim, querendo assistir pela segunda vez seguida. O filme em questão se chama Dentro da casa - detalhe que este sentimento também veio à tona quando assisti Django Livre, que, aliás, recomendo em looping, mesmo que você não seja fã de sangue por toda a parte.
Dentro da casa é um longa francês, mais um de vários maravilhosos que já vi (Intocáveis, Qual é o nome do bebê?, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O Corte). Quando comecei a prestar atenção, percebi que era mais um dos que me inspiravam pelo tipo de narrativa, meio subjetiva, deixando no 'ar' algumas coisas, chegando até a ser meio poético, no meu ponto de vista.
Em filmes, eu sempre espero de tudo mas gosto daqueles que te surpreendem mesmo assim. A história principal vai até o seu fim, e quando você pensa que acabou... Wrong! O narrador fecha um ciclo e vai para o lado oposto, a outra trama, onde as pessoas ainda não tinham sido diretamente atingidas pelo protagonista, Claude, que chega ao extremo do voyeurismo.
Paixões proibidas - se vistas por um ângulo social - morte, e até uma certa inveja e Complexo de Édipo estão inseridos no contexto. Prende até o final por não esperar para acontecer.
Esperando de tudo, não sinto pudor em nenhuma cena. Acho que as coisas que acontecem em filmes podem plenamente acontecer na vida real - não quando se trata de fadas e animais falantes, obviamente -
E sinto uma certa afinidade em filmes que retratam a vida real que não imaginamos que possa acontecer, justamente porque só vemos nas artes: cinema, teatro.
Não sou mais criança, mas definitivamente, Dentro da casa eu preciso assistir de novo para prestar ainda mais atenção nos detalhes. Recomendo para os amantes de um bom filme, daqueles que te faz digerir uma história durante dias.
Compre aqui o filme Dentro de Casa na Livraria Cultura.
Compre aqui o filme Os Intocáveis na edição colecionador na Saraiva.
Compre aqui o livro Le Fabuleux Destin D'Amelie Poulain na Livraria Cultura.
Compre aqui o filme Django Livre na Saraiva
*Os preços acima foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio.
TAGS