Apesar de considerarmos o Dia da Mulher todos os dias, pensamos em trazer algumas curiosidades sobre a data para vocês 😊
Vamos conferir?
- O primeiro Dia Nacional da Mulher aconteceu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos. O movimento foi promovido pelo Partido Socialista da América com o objetivo de abordar os direitos das mulheres ao voto e aumentar a conscientização em relação ao progresso da mulher na luta pela igualdade de gênero.
- A partir de 1913, a população feminina da Rússia começou a celebrar a data com manifestações realizadas sempre no último domingo de fevereiro. Em 8 de março de 1917 (que seria 23 de fevereiro no calendário gregoriano), na época da Rússia Imperial, foi organizada uma grande passeata de mulheres com o objetivo de protestar contra a escassez de bens, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos também se juntaram à manifestação, que durou dias e precipitou a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data pelo movimento socialista, tanto na Rússia quando em outros países soviéticos.
- O 8 de março surgiu como um movimento internacional no ano de 1977 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. De acordo com a ONU, o Dia Internacional da Mulher tem finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
- A data é considerada feriado oficial em 24 países. Em alguns deles, por exemplo, como na China, Macedónia, Madagascar e Nepal, o feriado é exclusivamente para as mulheres.
- Em 2011, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou o mês de março como o mês de celebração à história da mulher.
- Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a estimular a igualdade de gênero na comunicação social mundial.
- Porém, muitos acreditam também que a data tem se tornado cada vez mais festiva e comercial, fugindo dos propósitos iniciais de busca pela igualdade entre os gêneros.
E vocês, o que acham?
TAGS