Para quem busca aperfeiçoar e fortalecer a musculatura corporal, o pilates é a prática mais indica pelos fisioterapeutas. Além de te ajudar a perder uns quilinhos, esse exercício também evita doenças cardiovasculares, corrigi postura, alivia o estresse aumenta a flexibilidade, estimula a coordenação motora e muito mais.
O pilates surgiu graças ao alemão Joseph Humbertus Pilates (1880-1967), que teve uma infância marcada por problemas de saúde como bronquite, asma, raquitismo e febre reumática. Para melhorar seu porte físico e sua saúde, Joseph se aprofundou em biologia, fisiologia, ioga e artes marciais a fim de criar uma técnica própria.
Seu objetivo era criar uma prática influenciada pela contrologia, que tem por seu objetivo atingir a coordenação completa e harmoniosa entre o corpo, mente e espírito.O pilates foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, mas apenas nos anos 90 começou a ser praticado pelos profissionais de saúde.
De uns 10 anos para cá, o pilates ganhou muitos adeptos pelo mundo, mas especialmente no Brasil. Com uma percepção nítida de bons resultados, muitos fisioterapeutas abriram seus próprios estúdios de pilates.
As turmas costumam ser com até quatro pessoas para que o especialista consiga dar a atenção necessária para cada aluno. O pilates é uma técnica personalizada, onde cada um deve investir em melhorias para o próprio corpo e seus problemas. Há quem faça pilates para corrigir a postura e aliviar as dores da coluna, outras pessoas buscam um ambiente de concentração e respiração para conectar a mente e o corpo. Ou seja, cada um tem seus objetivos diferentes no pilates, e por isso é aconselhável que as turmas sejam pequenas e tranquilas.
Os exercícios, por sua vez, são de baixo impacto e com poucas repetições. Dessa forma, a pessoa alcança resultados eficazes e não gasta os músculos e articulações. O controle da respiração ajuda na ansiedade e estresse do dia a dia, permitindo que o praticamente renove suas energias e se sinta mais disposto.
É aconselhável que a prática do pilates seja constante, entre duas e três vezes por semana, para que dê os resultados esperados. É importante lembrar que o pilates não substitui a musculação e exercícios aeróbicos, já que seu objetivo não é a perda de peso.
Todos os benefícios do pilates:
- Promove a consciência corporal
- Tonifica/fortalece a musculatura
- Aumenta a flexibilidade
- Melhora a capacidade respiratória
- Corrigi a postura e ajuda nas dores na coluna
- Aumenta a capacidade mental
- Aumenta a disposição no dia a dia
- Alivia estresse
- Ajuda no controle de ansiedade
- Previne a osteoporose
- Melhora a circulação sanguínea
- Melhora a coordenação motora
- Previne incontinência urinária
Muitos profissionais gostam de colocar músicas ambiente no estúdio para criar um clima mais aconchegante e familiar. É uma ótima prática especialmente para grávidas e idosos. Confira os benefícios do pilates para as gestantes:
- Evita as dores nas costas
- Alivia dores e inchaços
- Auxilia a contração abdominal, que ajudará na hora parto
- Previne possíveis lesões
- O bebê recebe endorfina, mais conhecido como hormônio do relaxamento
- Ajuda o bebê a ter um crescimento adequado dentro do útero
Agora que você já sabe os milagres que a prática do pilates faz, o que você está esperando para se matricular e começar suas aulas? Ainda separamos alguns descontos para te ajudar a começar:
Compre aqui Roda de Exercícios na Netshoes
Compre aqui Moda Fitness Gonew na Netshoes
Compre aqui Bolas e Meias para Pilates na Centauro
Compre aqui Roupas de Treino e Fitness na Centauro
Clique aqui para mais descontos no MeuCupom.com
*Os preços acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio.
TAGS