O dia 7 de setembro, também conhecido como Dia da Independência do Brasil é recheado de curiosidades que muitos não sabem. Para comemorar essa data, decidimos trazer algumas delas para vocês. Chega mais!
Hino da Independência
O Hino da Independência já estava pronto quando a independência foi de fato proclamada. A letra foi escrita em 16/08/1822 por Evaristo da Veiga, com música de Marcos Portugal, um músico europeu famoso que havia sido contratado para ser o compositor oficial da corte. Porém, mais tarde, Dom Pedro I criou uma nova melodia e a versão de Marcos Portugal foi substituída. Acredita-se que a nova versão do hino foi formada no mesmo dia do grito do Ipiranga.
O Dia do Fico
O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822, quando a nobreza portuguesa decidiu que seria melhor mandar D. Pedro I de volta a Portugal para recolonizar o Brasil. Porém, após receber milhares de assinaturas pedindo para que ele ficasse no país, o príncipe-regente teria dito a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.
Brasil pagou por sua independência
Acredita-se que o Brasil teve que pagar 2 milhões de libras a Portugal por sua independência.
D.Pedro I tinha uma amante
Dizem que D. Pedro I estava na casa de sua amante, Domitila de Castro, também conhecida como Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa informando sobre a intenção de Portugal de recolonizar o Brasil.
O quadro "Independência ou Morte" está no Rio de Janeiro
O famoso quadro “Independência ou Morte”, produzido pelo pintor Pedro Américo, em 1888, na Itália, é considerado o retrato oficial da Independência do Brasil. Atualmente, ele está exposto no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Vocês gostam de curiosidades? Qual te surpreendeu mais?
E, se quer aproveitar os melhores descontos, não deixe de conferir nossa página de ofertas para a Semana do Brasil!
TAGS